Reflexões sobre Mercado
- «O mercado é uma multidão de indivíduos ignorantes que tentam adivinhar aquilo que os outros vão fazer» (John Maynard Keynes)
- (...) «aqueles que não vivem senão do seu trabalho, só o encontrarão se esse seu trabalho contribuir para aumentar o capital. Por isso são obrigados a vendê-lo no dia a dia. São uma mercadoria, um artigo de comércio como qualquer outro, sujeito portanto a todas as vississitudes da concorrência, a todas as flutuações de mercado» (in Manifesto Comunista)
- «O que é perigoso é que o mercado esconde uma economia especulativa, e esta economia tende a ser autónoma, a nem sequer precisar do consumo» (Economista)
- «Os sindicatos têm um objectivo comercial que consiste em valorizar no mercado burguês o trabalho de uma classe de trabalhadores» (Gramsci)
- «Cinco milhões de dólares circulam diariamente no mercado de capitais. Apenas 5% são utilizados para financiar actividades produtivas. Os restantes 95% representam puro movimento expeculativo»
- «Com o fim da guerra fria, o mercado tornou-se o novo paradigma económico e a sua liberalização, na nova ideologia dominante. Globalização passou a ser a palavra-chave do novo dicionário com o qual se quer interpretar o mundo. A divisão, entre os que a defendem como uma nova era de desenvolvimento, e os que a condenam como o reinado das multinacionais e dos poderosos e a condenação dos mais fracos, ameaça tornar-se o grande combate ideológico e político do sec. XXI»
- «O pior assassino de massas da História não tem rosto. Chama-se capitalismo, mas prefere que lhe dêem o nome de economia liberal ou de mercado»
Etiquetas: mercado
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial