Balada para D.Quixote

Um olhar de viajante na última carruagem do último combóio de uma Memória intemporal.

A minha foto
Nome:
Localização: Covilhã, Portugal

A generalidade daquilo que você (e eu) julgamos saber, pode estar errado, porque, em regra, assenta em «informação» com falta de rigor e imparcialidade, vinda de quem interessa formatar a nossa mente. Pense você mesmo! Eu faço-o!

18.6.07

Recado (atrasado) a Joaquim Letria


Acompanho há muito a sua carreira profissional, gosto do seu estilo e até da forma como expressa as suas ideias. Infelizmente não o vejo com frequência na TV, onde acho que continua a ter lugar, não obstante as "barbies" terem por ali invadido tudo. Vai restando o Mário Crespo, sabe-se lá até quando.

Porém caro Letria, eu não lhe escrevo só para lhe enviar elogios - que sinceramente acho que merece. Venho ajustar umas "pequenas contas" que tenho consigo, que, se não lhas referisse, iriam ficar-me atravessadas na garganta até ao fim da minha vida.

Ler a sua coluna "25ª hora" no "24 Horas", o artigo "Angola vista pela OCDE" fez-me viajar no tempo. Aí até ao ano 74 ou 75. Na RTP era anunciada uma "caixa sensacional" a transmitir no jornal da noite: «o nosso enviado especial Joaquim Letria, consegue a PRIMEIRA ENTREVISTA com o lider moçambicano Samora Machel»

Naquela altura as pessoas, eu pelo menos, nem sabíamos "de que terra eramos", tão desorientados e atónitos com os revolucionarismos e progressismos triunfantes. Havia ainda em nós, residual, um "portuguesismo" mais feito de raiva e resistência do que de opção política (eu, então, como hoje, só sabia que não era de esquerda), e pouco mais.

É nesse estado de espírito que aguardo o telejornal das oito, para ver a tal "caixa jornalistica". Ela surge. Algures na mata de Moçambique caminhava um personagem de opereta que dava pelo nome de Samora Moisés Machel - o tal, que ainda faria rir imenso muitos portugueses.

Enquanto caminhava, o tal lider, de forma displicente e algo sobranceira, ia falando para o nosso Joaquim Letria que, de microfone em punho, embevecido e subserviente esforçava-se por acompanhar o passo do "notável", que nem se dignava parar, para mostrar bem quem estava por cima e quem estava por baixo.

Então o microfone de Letria trouxe-nos palavras do ex-enfermeiro do exército português, permitindo-se dar conselhos a uma nação com oito séculos de história: «vocês portugueses devem cuidar de fazer escola, fazer hospital e não andar a discutir política ...» Era só isto a "entrevista".

Ouvi. Vexado. Um jornalista português a ser tratado daquela forma, quanto a mim, indigna, e com uma passividade total. Senti vergonha, raiva. Na altura fiquei furioso com vc. Letria.

Hoje, quando o vejo a referir-se à "corrupção endémica" e ao "crescente poder da elite presidencial", - eu sei que se refere a Angola mas, ...ali em Moçambique será muito diferente? - ao recordar a sua "caixa jornalística" desse tempo recuado e sobretudo a subserviência da sua atitude, ainda me ocorre uma só palavra. Letria: Porra! Ainda mantém essa nódoa no seu curricula profissional?...

Um abraço para si e votos de muita saúde.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial