Balada para D.Quixote

Um olhar de viajante na última carruagem do último combóio de uma Memória intemporal.

A minha foto
Nome:
Localização: Covilhã, Portugal

A generalidade daquilo que você (e eu) julgamos saber, pode estar errado, porque, em regra, assenta em «informação» com falta de rigor e imparcialidade, vinda de quem interessa formatar a nossa mente. Pense você mesmo! Eu faço-o!

30.5.07

Angola. Diamantes e Jet Set


Esta senhora é Tchizé Welwtcha dos Santos, a segunda dos sete filhos do presidente angolano José Eduardo dos Santos.
Segundo a revista Sábado, Tchizé comprou recentemente um duplex de luxo em Lisboa, por mais de dois milhões de euros no empreendimento junto ao El Corte Inglês.
Tchizé, recorde-se, casou com um português há três anos em Luanda, numa cerimónia oferecida pelo pai, em ambiente de conto de fadas, que se diz ter custado cerca de 4 milhões de dólares.

Está muito bem na vida a família de José Eduardo dos Santos, começando por ele próprio. Se as descolonizações em África tiveram um lado positivo, a família do Presidente de Angola é a sua face visível. O dia-a-dia da vida dos angolanos, será a outra face.

Mas, o que pesam esses pequenos infortúnios e misérias individuais, comparados com a radiosa realidade que é a independência? Pode haver hoje pessoas com fome; angolanos que vivem muito pior do que nos tempos coloniais…
Mas os angolanos hoje têm um hino, uma bandeira e uma nação, embora muitos deles a tenham que abandonar, para procurar uma vida com dignidade junto dos países dos antigos colonialistas europeus. Ainda assim, isso vale todos os sacrifícios. Vive-se bem hoje em Angola. Basta estar do lado certo.
Em Luanda, circulava uma saborosa e expressiva anedota:

Num certo dia o Presidente da República de Angola, decide convidar todos os Ministros, Generais e Membros do Conselho da República para uma reunião.
A esposa, Ana Paula dos Santos, decide nesse mesmo dia, ir dar umas voltas pela capital.
Enquanto decorria a reunião, o Presidente recebe uma chamada telefónica de Ana Paula dizendo: - «Fui assaltada, roubaram-me tudo, tudo que trazia comigo incluindo as minhas jóias!»
Surpreendido com a notícia, o Presidente pergunta à esposa se era mesmo verdade o que ela estava a contar. Aflita, ela responde que era verdade, grita: - «Já não se pode passear a vontade nesta cidade?! Que horror!...»
Ouvindo isso, o Presidente pede-lhe aguardar um pouco, olha cuidadosamente para cada um dos presentes na Sala de Reuniões e diz: - «Querida, deve ser um engano, porque estão todos aqui dentro!!!...»

Etiquetas: , ,

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial