- O jazz é um belo pretexto para certas pessoas que não gostam de boa música, fingirem que gostam. (José Gomes Ferreira - escritor)
- Jazz? Não sou grande admirador desse tipo de música. Tem ritmo, improvisação, mas não há melodia por detrás das notas. (anónimo)
- Nova Orleães é uma cidade musical como poucas haverá no mundo. Considerada berço do jazz serviria para a consagrar como umas das capitais mundiais da música. Melting-pot social onde se cruzaram duas colonizações - a inglesa e a francesa -, fundiu a Europa, África, as Caraíbas e as tradições dos povos nativos americanos num tecido cultural do qual resultaram algumas das mais marcantes manifestações musicais do século XX. O jazz nasceria quando os instrumentos e a tradição clássica europeia são "descobertos" e assimilados pela população negra, que não tarda a incorporá-los na exuberância rítmica e na maior liberdade formal da música herdada de África.
- O "hip-hop" é um movimento adoptado pelas minorias raciais dos EUA, mais próximo da cultura negra do que da América branca. Expressa-se a nível musical pelo "rap" e pelo "breackdance" e tem como objectivo dar voz própria aos desejos das minorias.
- Que eu saiba, os negros africanos o único instrumento que tocaram em toda a sua história foi o tambor. Nunca elaboraram a mínima melodia...
- ... comparou (a reunificação da Alemanha) à sinfonia nº 45 de Haydin, uma obra que abre em solenidade, em “alegro” tumultuoso que cede lugar a um “adágio”. Os músicos vão abandonando, uma após outro, a orquestra deixando apenas dois violinos sussurrantes a concluir a “Sinfonia da Despedida”.
- Eu não escrevo música moderna, apenas escrevo música boa. (Igor Stravinsky)
- Os músicos que faziam o acompanhamento, não só não acompanhavam coisa alguma, como nem uns aos outros se acompanhavam. (Crítico de espectáculos)
Etiquetas: hip-hop, jazz, musica
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial