O que é moderno é perfeito. Será assim ?...
(...) Essa antiga ideia, segundo a qual a evolução é regra universal e irrestrita, associada à de que tudo caminha no sentido da perfeição, está muito presente na cultura contemporânea. A maior parte das pessoas acredita piamente nela. Que tudo muda é verdade, não é certo que toda a mudança implique evolução e aperfeiçoamento.
(...) Não consegui localizar o ponto exato em que o evolucionismo se associou à tese do “constante aperfeiçoamento das coisas”, mas aconteceu aí um abuso semelhante ao que os modernos relativistas cometeram com a teoria física da relatividade. Assim como o que era físico ganhou uma descabida dimensão “moral” (o relativismo), “mudança” passou a ser sinônimo de “aperfeiçoamento”
(...) E daí? E daí decorre um monte de absurdos. Tudo que é antigo é imperfeito e tudo que é moderno é perfeito; o que muda evolui e o que permanece involui; tudo que se faz hoje supera o que se fazia ontem. Vive-se sob o império da moda: o jovem é bonito e sábio; o velho é feio e burro."
(...) A começar pelo amor - coisa antiga demais - que se esgota na curtição recíproca, não implica laços e já responde pelo passageiro sinónimo de “cumplicidade”; a prosseguir pelo respeito - elemento indispensável à relação entre as pessoas. Como estabelecer, por exemplo, a supremacia do novo sobre o antigo nas relações entre pais e filhos, entre alunos e professores, (...)
Percival Puggina - É arquiteto, político, escritor e presidente da Fundação Tarso Dutra de Estudos Políticos e Administração Pública
Etiquetas: aperfeiçoamento, mudança
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial