Balada para D.Quixote

Um olhar de viajante na última carruagem do último combóio de uma Memória intemporal.

A minha foto
Nome:
Localização: Covilhã, Portugal

A generalidade daquilo que você (e eu) julgamos saber, pode estar errado, porque, em regra, assenta em «informação» com falta de rigor e imparcialidade, vinda de quem interessa formatar a nossa mente. Pense você mesmo! Eu faço-o!

7.2.07

Você Anda a Mastigar Cigarros ?!!...


Talvez sejam os economistas que efectivamente “fazem” a economia como é mais ou menos consensual, na medida em que as suas teorizações, cedo ou tarde. acabam por influenciar as causas económicas que, por sua vez, se transferem para os efeitos – a economia do dia a dia. Talvez. Já tenho a certeza que o humor, o melhor do humor, não é feito por humoristas encartados, porque, como diz o povo, o que mais há por aí são “cómicos” que não sabem que o são.

Hoje, algo deste humor espontâneo e inesperado, arrancou-me um amplo sorriso. Oiço o conteúdo de um noticiário do tipo “ração informativa”, desses que são distribuídos a retalho pelas rádios, televisões e jornais, - que por sua vez os repetem, em regra sem qualquer tratamento, palavra por palavra, imagem por imagem - por uns armazenistas desse produto agora industrializado, que designamos por agências noticiosas. Estas fazem naturalmente, uma gestão dos seus stocks noticiosos e, para além daquilo que realmente constitui informação urgente e actual, guardam umas quantas peças, para injectarem no mercado em períodos de menor densidade noticiosa. Normal. Hoje apanhei uma dessas.

“Portugal é o país da União Europeia com maior incidência de casos de cancro no aparelho digestivo …”. Como era inevitável, complementando a peça, vem as conclusões sobre as causas onde, à frente dos suspeitos do costume, vem – e aqui não pude reprimir o tal sorriso divertido – …“o consumo de cigarros” (sic).

Eu já estou habituado a que o nome moderno do demónio seja cigarro ou tabaco. Eu até compreendo que, por um passe de mágica, se angelicalize aquilo que realmente pode causar danos à saúde na inalação do fumo proveniente da queima do tabaco – os Óxidos de Carbono – porque, por azar, são exactamente os mesmos que fazem as fortunas da indústria petrolífera, e nós inalamos através dos tubos de escape dos automóveis e muitas outras origens.

Nada a fazer. Há Óxidos de Carbono que são bons e toleráveis; há os que são irredutivelmente maus, como os provenientes do tabaco. É um axioma. Custou muito dinheiro a impor. Eu compreendo.

O que me torna confuso, é os portugueses terem problemas gástricos, devido ao uso de cigarros. Humm !!? Como é possível? Noutras áreas da saúde – pulmões, sistema cardiovascular, etc. - ainda estaríamos na zona do admissível. Mas cigarros e estômago ?!...

Será … que devido ao facto de a histeria americana anti-tabagista já ter invadido a Europa, e o preço dos cigarros estar exorbitante para o bolso do comum do cidadão português, estes, num reflexo de auto-defesa, começaram a achar que era uma desperdício estar a queimar uma mercadoria de custo tão elevado, e optaram por aproveitá-la ao máximo passando a mastigar (mascar) e a diglutir os cigarros que antes fumavam? Ou perante mais um episódio desta "conversa da treta"?. Digo eu …

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial