Balada para D.Quixote

Um olhar de viajante na última carruagem do último combóio de uma Memória intemporal.

A minha foto
Nome:
Localização: Covilhã, Portugal

A generalidade daquilo que você (e eu) julgamos saber, pode estar errado, porque, em regra, assenta em «informação» com falta de rigor e imparcialidade, vinda de quem interessa formatar a nossa mente. Pense você mesmo! Eu faço-o!

23.1.07

Close-Up: Portugal

  • Aqui (em Portugal) importa-se tudo: leis, ideias, filosofias, teorias, assuntos, estéticas, ciências, estilo, indústrias, modas, maneiras, pilhérias, tudo nos vem em caixotes. A civilização custa-nos caríssimo em direitos alfandegários, e é em segunda mão. (Eça de Queiroz - Os Maias)
  • As forças de esquerda em Portugal dominam a literatura (e actualmente a media) pelo menos desde 1850, altura em que dos 25 escritores nomeados entre os mais notáveis, só um, não era de todo progressista.
  • Portugal anos 60-70: surgem os primeiros centros comerciais - então denominados "drugstores"; desenvolve-se o "snack-bar", restaurante com serviço exclusivo ao balcão destinado ao crescente número de trabalhadores do sector terciário que almoçam fora de casa mas rejeitam o miserabilismo da lancheira.
  • Azinhaga dos Besouros - Amadora, Lisboa, Portugal - , um bairro onde a polícia é normalmente recebida a tiro): três mil habitantes, entre portugueses, cabo-verdianos (a maioria), angolanos, ciganos e alguns cidadãos da Europa de Leste. Chegaram ali quase todos na década de 80 (...) «Ui, ali para baixo, a partir das dez da noite, parece o Texas. A gente já não liga aos tiros porque é todos os dias»(...) «Noutro dia parou ali um homem a distribuir bilhas de gás. Parou para telefonar, roubaram-lhe logo o telemóvel». (...)«Ali, ao pé da farmácia, chegaram a colocar montes de cimento para obrigar os carros a parar e os poderem roubar»,(...) «Uma vez os ciganos ausentaram-se uns três meses, quando cá chegaram os "pretos" tinham roubado tudo. Telefonámos para a polícia, quando eles estavam a levar máquinas de lavar, não fizeram nada»...
  • O sistema de vedação (em inglês "enclosure") revestiu-se da maior importância para a economia inglesa de meados do sec. XVIII. Foi a base das reformas que vieram a dar à Inglaterra uma das primeiras agriculturas da Europa, onde a produção aumentou e melhora. Nota: em Portugal tentou-se isto nos anos 50 com a designação de emparcelamento rural. Só que do lado de cá estavam portugueses, ...desconfiados e rebeldes a qualquer forma de autoridade.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial