Balada para D.Quixote

Um olhar de viajante na última carruagem do último combóio de uma Memória intemporal.

A minha foto
Nome:
Localização: Covilhã, Portugal

A generalidade daquilo que você (e eu) julgamos saber, pode estar errado, porque, em regra, assenta em «informação» com falta de rigor e imparcialidade, vinda de quem interessa formatar a nossa mente. Pense você mesmo! Eu faço-o!

10.12.06

O Senhor Perigo


Nos últimos anos, a América Latina tem assistido a uma sequência de vitórias eleitorais de partidos de esquerda. Esta tendência explica-se por razões diversas. (...)
Mas parece haver ainda outro motivo: Hugo Chávez. O Presidente da Venezuela tem sido ele mesmo um incentivo à moderação de partidos de esquerda nos países da América Latina. O radicalismo alheio também pode ser uma fonte de aprendizagem.
Primeiro, Chávez tem pretensões em se assumir como um líder regional, esquecendo que os Estados sul-americanos não apreciam que outros se intrometam nas suas opções internas.
Segundo, o populismo chavista descende directamente de outros populismos de má memória da região: Perón na Argentina, Cardenas no México ou Vargas no Brasil (o cientista político Jorge Casteñeda chama a Chávez um Perón com petróleo).
Apesar de líderes populistas como Chávez, Morales ou Obrador, as esquerdas não querem repetir a experiência. (...) estiveram sempre demasiado presas a ideologias políticas revolucionárias largamente incompatíveis com a democracia constitucional.
(...) O que tem acontecido: no Brasil, Lula tem governado com realismo; no Chile, Bachelet é uma conservadora fiscal; no Equador, o vencedor das últimas eleições, Rafael Correia, pertence a uma esquerda cristã moderada; e na Nicarágua até a estrela de outras épocas, Daniel Ortega, não exclui um acordo comercial com os Estados Unidos, além de ter chegado ao poder em aliança com os liberais.
Não é na Europa que precisamos de uma esquerda moderna, é na América Latina. Hugo Chávez tem ajudado. Texto completo: http://dn.sapo.pt/2006/12/09/opiniao/o_senhor_perigo.html

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial