Balada para D.Quixote

Um olhar de viajante na última carruagem do último combóio de uma Memória intemporal.

A minha foto
Nome:
Localização: Covilhã, Portugal

A generalidade daquilo que você (e eu) julgamos saber, pode estar errado, porque, em regra, assenta em «informação» com falta de rigor e imparcialidade, vinda de quem interessa formatar a nossa mente. Pense você mesmo! Eu faço-o!

18.11.06

Canal da Memória

* Novembro de 1910: É promulgada a primeira lei do inquilinato do novo regime republicano. A primeira novidade desta disposição é o pagamento das rendas de casa ao mês em vez de ao trimestre ou ao semestre. Lei contestada pelos proprietários que entretanto receberam a regalia de poderem aumentar as rendas no fim de cada período de arrendamento.

* Brito Camacho publica em Dezembro de 1910 uma lei que regulamenta o direito à greve e o lock-out. São proibidos os piquetes de greve e é instituída a exigência do aviso prévio com uma semana de antecedência.


* Na sequência de um golpe militar monárquico e da reacção das forças republicanas (Revolta de Monsanto 23.01.1919), o ministro plenipotenciário dos EUA em Lisboa, propõe aos representantes das outras potências aliadas a criação de um protectorado sobre Portugal, com a inerente interferência nos assuntos portugueses. Navios de guerra de diversos países fundeiam no Tejo.

* Setembro de 1911: entra em vigor uma reforma ortográfica. Entre outras são abolidas as consoantes dobradas e o "ph", "th", "rh" e "y" e é introduzido o acento grave, agudo e circunflexo.


* O Congresso dos Estados Unidos da América aprova (Março de 1907) o "Imigration Act" e imediatamente é decretada a proibição da imigração japonesa para protecção dos trabalhadores americanos. Pouco depois o mesmo Congresso vota uma emenda que interdita a entrada em território americano a indigentes, criminosos, anarquistas e portadores de doenças graves.

* Lei Seca. A 18 de Dezembro de 1917, é aprovada a 18ª emenda constitucional que proíbe as bebidas alcoólicas.

1 Comentários:

Blogger Sonynha disse...

Pesquisador diz que Lei Seca pode reduzir número de homicídios no País
24/09/2006

O Brasil continua no topo do ranking de homicídios no mundo. Pelos cálculos do Sociólogo Gláucio Soares, Pesquisador do Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro - IUPERJ, o número de mortes resultantes desse tipo de crime já supera 50 mil por ano. Apesar da estatística da violência, o sociólogo lembra que em algumas regiões do País foram adotadas medidas que estão contribuindo para reduzir esses índices, como a Lei Seca...
Na verdade o que vemos aqui é a proibição de bebidas alcoólicas em um paríodo antes das Eleições.
(e se pode levar a sério esse meu país? Lamento!)
Sonynha

20/11/06 01:26  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial