...As mulheres tinham alma?
(...) diz-nos ele (Aristóteles) na sua Metafísica que a união dos sexos torna possível a reprodução do seguinte modo: o sémen do homem dá ao ser em formação, a identidade, a essência e a ideia, ao passo que a mulher apenas fornece a matéria do futuro ser, ou seja, o corpo.
E diz o grande Aristóteles que o sémen não é um fluído material, mas inteiramente metafísico. O esperma do homem é a essência, é a potencialidade essencial que transmite a virtualidade formal do futuro ser. O homem transporta no seu sémen o hálito, a forma, a identidade que faz das coisas matéria viva. É enfim o homem que dá alma à coisa.
O sémen tem o movimento que lhe imprime o seu progenitor, é a execução de uma ideia que corresponde à forma do pai, sem que isto implique a transmissão de matéria por parte do homem. Em condições ideais o futuro ser tenderá para a identidade completa do pai. O sémen não é uma parte do ser em formação do mesmo modo que nenhuma partícula de substância passa do carpinteiro para o objecto, também assim nenhuma partícula de sémen pode intervir na composição do embrião, do mesmo modo que a música não é o instrumento nem o instrumento a música. E, contudo, a música é idêntica à ideia prévia do autor.
(...) se levarmos este conceito de Aristóteles ao seu extremo lógico, veremos que não existe razão para supor a existência de alma nas mulheres.
(...) É evidente o carácter metafísico do sémen, posto que é o único fluído que não necessita de ser evacuado.
Extractos do livro "O Anatomista" de Federico Andahazi
O sémen tem o movimento que lhe imprime o seu progenitor, é a execução de uma ideia que corresponde à forma do pai, sem que isto implique a transmissão de matéria por parte do homem. Em condições ideais o futuro ser tenderá para a identidade completa do pai. O sémen não é uma parte do ser em formação do mesmo modo que nenhuma partícula de substância passa do carpinteiro para o objecto, também assim nenhuma partícula de sémen pode intervir na composição do embrião, do mesmo modo que a música não é o instrumento nem o instrumento a música. E, contudo, a música é idêntica à ideia prévia do autor.
(...) se levarmos este conceito de Aristóteles ao seu extremo lógico, veremos que não existe razão para supor a existência de alma nas mulheres.
(...) É evidente o carácter metafísico do sémen, posto que é o único fluído que não necessita de ser evacuado.
Extractos do livro "O Anatomista" de Federico Andahazi
1 Comentários:
"Aristóteles (já lá vão 2300 anos) tem sobre a mulher opiniões medonhas. A mulher é o "homem incompleto", ser passivo e receptor (pelo contrário, o homem é o activo e o dador). A mulher recebe e conserva a semente, o homem é o semeador. O homem dá a forma, a mulher, a matéria. A sua única função é a reprodução. Ela é fraca, sem energia própria, só o macho a activa. Um vaso, um recipiente."
Esse Aristóteles está me parecendo um boiola...até que me seja provado o contrário.
Sonynha
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial