A Proporção Divina
(...) – Mas o que é que isso (PHI) tem a ver com arte? (...) Projectou um novo diapositivo, um pergaminho amarelado no qual estava representado o famoso nu de Leonardo da Vinci, «O Homem de Vitrúvio» assim chamado em honra de Marcus Vitruvius o brilhante arquitecto romano que exaltou a Proporção Diviva no seu texto «De Achitectura».
– Ninguém compreendeu melhor que da Vinci a estrutura divina do corpo humano. Da Vinci chegava ao ponto de exumar cadáveres para estudar as proporções da estrutura óssea do ser humano. Foi o primeiro a mostrar que o nosso corpo é literalmente formado por blocos constituitivos cuja razão proporcional é sempre igual a PHI.
- Meçam a distância do topo da vossa cabeça ao chão. Então dividam esse valor pelo da distância do vosso umbigo até ao chão. Adivinhem que número vão obter …
- Meçam a distância do ombro às pontas dos dedos, e então dividam-na pela distância do cotovelo à ponta dos dedos. Outra vez PHI.
- Anca ao chão a dividir por joelho ao chão … Articulações dos dedos das mãos. Dos pés. Divisões espinais. PHI, PHI, PHI.
Quando os Antigos descobriram o número PHI, tiveram a certeza de que tinham encontrado o tijolo que Deus usara para construir o mundo.
– Ninguém compreendeu melhor que da Vinci a estrutura divina do corpo humano. Da Vinci chegava ao ponto de exumar cadáveres para estudar as proporções da estrutura óssea do ser humano. Foi o primeiro a mostrar que o nosso corpo é literalmente formado por blocos constituitivos cuja razão proporcional é sempre igual a PHI.
- Meçam a distância do topo da vossa cabeça ao chão. Então dividam esse valor pelo da distância do vosso umbigo até ao chão. Adivinhem que número vão obter …
- Meçam a distância do ombro às pontas dos dedos, e então dividam-na pela distância do cotovelo à ponta dos dedos. Outra vez PHI.
- Anca ao chão a dividir por joelho ao chão … Articulações dos dedos das mãos. Dos pés. Divisões espinais. PHI, PHI, PHI.
Quando os Antigos descobriram o número PHI, tiveram a certeza de que tinham encontrado o tijolo que Deus usara para construir o mundo.
(...) Durante a meia hora seguinte, mostrou-lhes diapositivos de obras de Miguel Ângelo, da Vinci e muitos outros demonstrando a obediência intencional e rigorosa de todos estes artistas à Proporção Divina na disposição das respectivas composições. Mostrou a presença do número PHI no Pártenon de Atenas, nas pirâmides do Egipto e até no edifício das Nações Unidas em Nova Iorque.
O número PHI aparecia na estrutura organizacional das sonatas de Mozart, na 5ª Sinfonia de Beethoven, na obra de Bartók, Debussy e Schubert. O número PHI foi inclusivamente usado por Stradivarius para calcular a localização exacta dos espelhos dos seus famosos violinos
(...)
(...)
Para terminar, voltamos aos símbolos. Traçou cinco linhas que se interceptavam para formar uma estrela de cinco pontas. – Um pentagrama. É considerado por muitas culturas simultaneamente divino e mágico. Porquê? Porque se traçar um pentagrama, as linhas dividem-se automaticamente em segmentos de acordo com a Proporção Divina. As razões dos segmentos lineares num pentagrama são todas iguais a PHI o que faz este símbolo a expressão perfeita da Proporção Divina. Por esta razão a estrela de cinco pontas sempre foi o símbolo da beleza e da perfeição.
Sinopse. Fonte: Código DaVinci - Dan Brown
Sinopse. Fonte: Código DaVinci - Dan Brown
1 Comentários:
– Ninguém compreendeu melhor que da Vinci a estrutura divina do corpo humano
Quando os Antigos descobriram o número PHI, tiveram a certeza de que tinham encontrado o tijolo que Deus usara para construir o mundo.... Louvo a genialidade de da Vinci!
e admiro a intelectualidade desse meu amigo bloguista!
Sonynha
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