Balada para D.Quixote

Um olhar de viajante na última carruagem do último combóio de uma Memória intemporal.

A minha foto
Nome:
Localização: Covilhã, Portugal

A generalidade daquilo que você (e eu) julgamos saber, pode estar errado, porque, em regra, assenta em «informação» com falta de rigor e imparcialidade, vinda de quem interessa formatar a nossa mente. Pense você mesmo! Eu faço-o!

7.11.06

Close-Up: Anarquismo


O Anarquismo é uma teoria libertária que assenta na ausência de Estado e que pretende subverter completamente a ordem social. Repudia totalmente qualquer tipo de hierarquia imposta ou domínio de umas pessoas sobre as outras. O seu primeiro defensor foi o inglês W.Godwin e o seu mais importante teórico Proudhon. A estes dois seguiram-se Kropotkine, Malatesta e Bakunine, este um revolucionário russo, anti-estatista que se opôs a Marx.

Para os teóricos anarquistas, o ser humano é naturalmente bom e dotado de direitos inalienáveis de liberdade e de igualdade. Todos os vícios e males sociais resultam da opressão do homem pelo homem, consequente da divisão em classes, por virtude do monopólio dos bens permitido pelo direito de propriedade, que tem a sua expressão coerciva no Estado e no Direito. Estado e direito positivo são, pois, ilegítimos.

Destruida a divisão em classes, abolida a propriedade, varrido o Estado com a sua ordem imposta pela coação, os homens readquiririam a liberdade e igualdade naturais, através da qual criarão uma ordem expontânea, mediante a associação livre e aberta em Cooperativas.
Na sociedade anárquica a única fonte do Direito, é o contrato livremente celebrado e a todo o tempo resolúvel.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial