Balada para D.Quixote

Um olhar de viajante na última carruagem do último combóio de uma Memória intemporal.

A minha foto
Nome:
Localização: Covilhã, Portugal

A generalidade daquilo que você (e eu) julgamos saber, pode estar errado, porque, em regra, assenta em «informação» com falta de rigor e imparcialidade, vinda de quem interessa formatar a nossa mente. Pense você mesmo! Eu faço-o!

18.9.08

Leituras: A Guerra Desnecessária


Mais conhecido da opinião publica norte americana por ser um comentador de política na televisão do que pela sua actividade política, este livro de Patrick Buchanan, é fundamental para ajudar a perceber algo mais sobre a génese da II Guerra Mundial

O que Pat Buchanan - conselheiro de três presidentes dos Estados Unidos, Nixon, Ford e Reagan e, ele próprio candidato a Presidente em 2000 - explana neste livro, é mais ou menos conhecido de quantos se debruçaram com alguma profundidade, sobre o conflito que custou a vida a mais se 50 milhões de pessoas.

Nunca se mente tanto como depois de uma guerra, sobretudo quando são os vencedores a fazer a história. Também por isso, a História da II Guerra Mundial (1939-1945), em rigor continua por fazer. Pelo menos, com o distanciamento e imparcialidade suficientes para lhe conferir alguma credibilidade documental. E, porque essa história jamais será feita a partir de Hollywood este livro é, a par de outros que estão a surgir, um contributo importante. Recomenda-se a leitura.

«Hitler não era uma ameaça para a Inglaterra, era sobretudo anti-comunista». Teria destruído a Rússia bolchevista e ocupado uma grande parte da Europa. Mas o que Churchill conseguiu (com a entrada na II Guerra) foi entregar metade da Europa aos Russos e perder o Império Britânico – em defesa do qual disse ter entrado na guerra contra a Alemanha»

(Patrick Buchanan in “Curchill, Hitler and The Unecessary War - How Britain Lost the Empire and de West Lost the World.




Etiquetas: , , , ,