Balada para D.Quixote

Um olhar de viajante na última carruagem do último combóio de uma Memória intemporal.

A minha foto
Nome:
Localização: Covilhã, Portugal

A generalidade daquilo que você (e eu) julgamos saber, pode estar errado, porque, em regra, assenta em «informação» com falta de rigor e imparcialidade, vinda de quem interessa formatar a nossa mente. Pense você mesmo! Eu faço-o!

22.11.06

Apenas um Clube Bizarro?



Para muitos leigos, a Maçonaria é apenas um bizarro clube de velhos amigos, uma rede de associados que proporciona lucrativos contactos de negócios e influências aos seus membros. O seu ritual é considerado ridículo – com os irmãos a arregaçar uma perna das calças e a prestar juramentos arcaicos e sem sentido.

Embora, sem dúvida, muitos maçónicos modernos aceitem a sua iniciação solenemente e com um sentido de espiratualidade, o quadro global é o de uma organização que esqueceu o seu significado original.

De facto, a corrente dominante da Maçonaria actual é a da Grande Loja, cuja formação é relativamente recente – no dia de João Batista (24 de Junho), em 1717. Antes fora uma verdadeira sociedade secreta, mas o aparecimento da Grande Loja marcou uma era em que ela já se transformara num famoso clube de jantares e que se tornara semipública porque já não havia segredos a guardar
Sinopse. O Segredo dos Templários (Lynn Picknett & Clive Prince)

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial