Balada para D.Quixote

Um olhar de viajante na última carruagem do último combóio de uma Memória intemporal.

A minha foto
Nome:
Localização: Covilhã, Portugal

A generalidade daquilo que você (e eu) julgamos saber, pode estar errado, porque, em regra, assenta em «informação» com falta de rigor e imparcialidade, vinda de quem interessa formatar a nossa mente. Pense você mesmo! Eu faço-o!

19.10.06

Indignação na "naçon" nortenha

A Liga Patriótica do Norte surge como consequência do Ultimato inglês dirigido a Portugal. Todavia, para Antero Quental, que o entusiasmo da mocidade académica portuense fora buscar para a presidir, esta liga tinha a seu cargo a alta missão de traçar o rumo dos destinos do país. Porém, como ele próprio escreveria depois, «quando se acabaram de elaborar os estatutos, que eram um programa muito complexo de Nova Vida, a Liga já não existia, dispersa, sumida, toda fugida para os hábitos da Vida Velha»

A Liga Patriótica do Norte, foi organizada entre um comício no Teatro do Príncipe Real a 26 de Janeiro de 1890 e uma assembleia nos próprios Paços do Conselho da cidade no dia 1 de Fevereiro. Era uma mistura de estudantes das escolas superiores do Porto, todos muito extremistas, de jornalistas republicanos e de políticos locais do Partido Progressista. O seu objectivo parecia ser o de gerar no Porto uma espécie de contra-governo do país. Falhou.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial