Balada para D.Quixote

Um olhar de viajante na última carruagem do último combóio de uma Memória intemporal.

A minha foto
Nome:
Localização: Covilhã, Portugal

A generalidade daquilo que você (e eu) julgamos saber, pode estar errado, porque, em regra, assenta em «informação» com falta de rigor e imparcialidade, vinda de quem interessa formatar a nossa mente. Pense você mesmo! Eu faço-o!

5.1.07

Lido e anotado


*** Foi o homem que criou Deus à sua imagem e não o inverso. (...) e se foi o homem que criou a religião, tem o direito de a mudar, bem como tudo aquilo que provém da religião, como por exemplo o Estado e o sistema político.(Feuerbach - discípulo de Hegel)
*** A arte da propaganda baseia-se numa técnica fundamental: encontrar o caminho do coração das grandes massas, compreender o seu mundo e falar a mesma linguagem. O modo de sentir do povo não é tortuoso, mas simples e elementar. É incapaz de fazer articulações complexas e para os simples só existem dois pólos: positivo ou negativo, verdadeiro ou falso, justo ou injusto, o bem e o mal. (Adolf Hitler - Mein Kampf)
*** Os economistas são os representantes científicos da classe burguesa. (Karl Marx)
*** (...) e, no entanto, as raças existem. Basta os cientistas descerem do laboratório à rua para o verificarem: os chineses são diferentes dos indianos, estes são diferentes dos europeus, os árabes são diferentes dos africanos, estes são diferentes dos índios. E, entre os europeus, ainda é possível descobrir diferenças. Isto é uma evidência. (...) Em lugar de decretarem (os cientistas) a inexistência das raças, contrariando as evidências, deveriam ter-se interrogado: se o gnoma não explica as diferenças entre seres humanos, o que poderá explicá-las? O que faltará ainda saber?
*** Na História uma vaga expulsa a outra. (Hegel)
*** Cada cultura é um organismo autónomo que segue leis biológicas de crescimento, florescimento e queda. Todas começam com uma primeira época, o período arcaico, elevam-se depois até uma alta cultura e acabam num período de ruína, no fim do qual o território é invadido por um povo jovem que começa um novo ciclo de cultura. (Oswald Spengler - Lei Vital das Culturas)
*** Em toda a sociedade, no fundo, só as elites têm importância. A massa é obtusa e passiva, segue simplesmente os grupos dirigentes. O carácter e a história de uma sociedade, são o carácter e a história das suas elites. (Pareto)

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial