Balada para D.Quixote

Um olhar de viajante na última carruagem do último combóio de uma Memória intemporal.

A minha foto
Nome:
Localização: Covilhã, Portugal

A generalidade daquilo que você (e eu) julgamos saber, pode estar errado, porque, em regra, assenta em «informação» com falta de rigor e imparcialidade, vinda de quem interessa formatar a nossa mente. Pense você mesmo! Eu faço-o!

31.10.06

  • «A moral oscila entre o “medo da polícia” e o gosto de heroísmo» (Bergson 1859-1941)
  • «A verdadeira felicidade não depende de coisas exteriores como o luxo material, o poder político ou mesmo uma boa saúde, mas sim de não estar dependente dessas coisas casuais e efémeras. Por isso a felicidade pode ser alcançada por todos e, uma vez alcançada, não se volta a perder.» (filosofia cínica – Diógenes e outros)
  • «Porque é que havemos de ter medo da morte? Enquanto existimos a morte não está aqui, e logo que ela vem, nós não existimos» (da filosofia epicurista)
  • «As bases do conhecimento humano mudam de geração para geração. Não há verdades eternas, mas uma razão intemporal. A história da razão (ou do pensamento), tal como o curso de um rio, contém todas as ideias que gerações de pessoas pensaram antes de nós e que, por sua vez, determinaram o nosso pensamento e, do mesmo modo, as condições de vida da nossa própria época. (Hegel)

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial