Balada para D.Quixote

Um olhar de viajante na última carruagem do último combóio de uma Memória intemporal.

A minha foto
Nome:
Localização: Covilhã, Portugal

A generalidade daquilo que você (e eu) julgamos saber, pode estar errado, porque, em regra, assenta em «informação» com falta de rigor e imparcialidade, vinda de quem interessa formatar a nossa mente. Pense você mesmo! Eu faço-o!

13.10.06

Desconstruindo Anjos - As Aparições (4)


Fátima – Mais forte que a razão

Eu não acredito na verdade histórica do «milagre de Fátima». Entretanto quero desde já destacar que tenho todo o respeito pelas pessoas que interiorizaram a fé suficiente para ver estes fenómenos, não à luz de ciências exactas, mas apenas à luz da sua própria religiosidade, - o que é igualmente valido.

Quando realmente «queremos ver» porque acreditamos, perante os nossos olhos podem perfeitamente desfilar, discos voadores, as pegadas de dinossauro do professor Galopim, as chuvas de peixes do Artur C.Clark, o Abominavel Homem das Neves, o monstro do Lock Ness ou as armas de destruição massiça de Sadam Hussein. A cada um sua verdade.

Finalmente parece-me interessante que Fátima, encerrando em si algumas fragilidades evidentes em termos racionalistas - «é impossível que a razão não tenha razão» - seja hoje, mais do que um local de peregrinação religiosa, um verdadeiro centro de culto e mundaneidade, que atrai, simultaneamente, crentes autênticos e exibicionistas mais ou menos snobes dos mais diversos quadrantes. Vai-se a Fátima por autenticidade espiritual - logo anonimamente, mas também se vai quando se procura projecção mediática e social. Estar em Fátima em determinadas alturas é «in», dá imagem. E há gente que não perde essa oportunidade.

Mas este crescimento da frequência de Fátima encerra alguma contradição em termos de lógica. O fenómeno - particularmente num momento em que o seu suporte, a Igreja Católica, entrou decisivamente em perda de influencia social - deveria, em teoria, reflectir esse declínio, agravado este ainda, pela aceitação generalizada e em paralelo, de doutrinas materialistas e esotéricas por parte de muitos dos seus visitantes. Mas não. Cada vez parece haver mais gente na Cova da Iria. Será milagre? Estará aqui finalmente, contrariando toda a lógica, o verdadeiro milagre de Fátima ?

2 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Concordo com você . O importante é a serenidade que a capacidade de crer nos dá!

13/10/06 22:34  
Anonymous Anónimo disse...

Concordo com você . O importante é a serenidade que a capacidade de crer nos dá!

13/10/06 22:39  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial