Desconstruindo Demónios: O Tabaco (5)
Uma possivel FAQ do cigarro
Fumar é prejudicial à saúde? - Não está comprovado que o tabaco seja causa de doenças. Associações estatísticas entre o hábito de fumar e determinadas doenças não são o mesmo que causas. Quando são divulgadas associações estatísticas entre determinadas doenças e o tabaco, confunde-se factor de risco com causa - coisas totalmente diferentes. Exposição a factor de risco não significa causa.
Mas o cigarro prejudica a saúde de quem não fuma. Os não-fumadores acabam transformando-se em fumadores passivos?... - A expressão "fumador passivo" é errada. Quem está perto de um fumador não fuma; no máximo, respira um ínfima parcela da fumo ambiental do cigarro e, ainda assim, filtrada pelo nariz. Cientistas europeus avaliaram 48 estudos epidemiológicos sobre fumo ambiental do tabaco e cancro no pulmão e apontaram riscos relativos abaixo de 2 para não - fumadores, considerados pequenos e inconclusivos.
Mas o fumo do cigarro está entre os principais focos de poluição em recintos fechados?... Em medições no dia-a-dia normal, observa-se que o fumo do cigarro quase não está presente no ar que respiramos.
Mas a gente não vê o fumo dos cigarros acumulando-se em ambiente onde as pessoas fumam? - O fumo do cigarro leva uma culpa que não tem, de poluir recintos fechados, na verdade afectados em mais de 95% dos casos por outros agentes. Determinar áreas para fumadores e não fumadores, atendendo ao direito de todos, tem dado bons resultados em diversos ambientes.
Quer dizer então que proibir o tabaco não melhora a qualidade do ar em recintos fechados? - Proibir o tabaco não melhora a qualidade do ar em ambientes fechados. A eliminação do fumo do cigarro serve apenas para mascarar a impureza e a falta de filtração do ar.
Podemos afirmar, então, que o tabaco não faz mal à saúde? - O tabaco pode ser considerado apenas um factor de risco, como muito outros, para determinadas doenças. A literatura médica, por exemplo, lista mais de 300 factores de risco só para doenças cardiovasculares.
De qualquer modo, fumar é um vício? - É inadequado definir o hábito de fumar como "vício". Por causa do uso indevido que se faz hoje da palavra "vício", diz-se que muita gente é "viciada"em chocolate, computadores, novelas de TV e outras coisas". - Fumar é um hábito, não um vício. Tanto que só nos EUA há 40 milhões de pessoas que deixaram de fumar sem qualquer ajuda profissional.
Qual o benefício de fumar? - Cada fumador tem a sua opinião: uns gostam do cheiro, outros têm prazer no sabor, outros ainda identificam-se com o ritual, com o manuseio e até mesmo com o fumo do cigarro. Embora os estudiosos não tenham chegado a qualquer explicação definitiva sobre o assunto, a ideia mais aceita é de que fumar traz benefícios psicológicos para determinados indivíduos e supõe-se que isso seja efeito da nicotina.
Os aditivos colocados no tabaco durante o processo de fabricação de cigarros não são perigosos? - Os aditivos dos cigarros são extractos e essências naturais que funcionam como aromatizantes ou agentes de sabor, bastante utilizados também na indústria alimentícia.
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial