Balada para D.Quixote

Um olhar de viajante na última carruagem do último combóio de uma Memória intemporal.

A minha foto
Nome:
Localização: Covilhã, Portugal

A generalidade daquilo que você (e eu) julgamos saber, pode estar errado, porque, em regra, assenta em «informação» com falta de rigor e imparcialidade, vinda de quem interessa formatar a nossa mente. Pense você mesmo! Eu faço-o!

10.9.06

Liberdade sexual. Factos e consequências (I)

Percorrendo historicamente um caminho bastante longo, aí está, nos nossos dias a libertação sexual. Isto se olhado a distância conveniente, como que para um “outdoor”, é bonito. É civilização. É progresso histórico.

Para trás foram ficando as resistências dos moralistas, das Igrejas. O pensar moderno, achou que o sexo não devia ser demonizado como no passado e que, o “pecado original”, a que mentalmente o sexo surgia ligado, era só uma versão bíblica das nossas origens e nada mais. Para trás também, ficaram todos os que defendiam que a principal diferença entre o comportamento sexual de animais irracionais e o dos humanos é o sentimento de vergonha e culpa. Alguns chamavam pudor e decência a esta forma (desactualizada) de sentir.

Há milhares de anos os humanos praticavam o acto sexual sem discriminação ou medo. Entretanto a evolução da socialização sucedeu-se de tal forma que, em alguns períodos, o comportamento e a liberdade sexual foram sendo reprimidos e castigados.
Mas, como à noite sucede o dia, as mentes evoluíram e o processo de “libertação sexual” continua e não se sabe quando terminará. O “crescendo” de sexo explícito nos “media” e, por reflexo condicionado nos hábitos sociais diários, é que se sabe… Custos da evolução.

Tudo bem. Mas agora, eu queria fazer uma observação “chata”: a “libertação sexual” não veio para todos. Veio para as “mulheres” e para os praticantes das ditas “sexualidades alternativas”. Para os homens em geral, a liberdade existente já era a suficiente. A tal libertação até veio funcionar, para eles, em sentido restritivo. Um exemplo? – Essas novas leis que tipificam como um execrável acto criminoso, algo que dantes se chamava, “fazer a corte”, “dizer piropos” ou “namoriscar”. Agora isso é um crime: nos Códigos é designado por “assédio sexual”. Mais custos da evolução.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial