Balada para D.Quixote

Um olhar de viajante na última carruagem do último combóio de uma Memória intemporal.

A minha foto
Nome:
Localização: Covilhã, Portugal

A generalidade daquilo que você (e eu) julgamos saber, pode estar errado, porque, em regra, assenta em «informação» com falta de rigor e imparcialidade, vinda de quem interessa formatar a nossa mente. Pense você mesmo! Eu faço-o!

9.9.06

Quem tem medo da palavra "Eugenia"?

Eugenismo: Melhorar a raça humana
Melhorar a raça humana é uma ideia que tem acompanhado a História ao longo dos séculos. No entanto, só no princípio do século XX, com o nascimento da genética moderna é que estas ideias foram colocadas "em prática", convertendo-se num movimento institucionalizado conhecido por "Movimento Eugénico".

Foi nos Estados Unidos, entre 1911 e 1930, que o movimento adquiriu força, levando à aprovação de leis de esterilização em mais de 24 Estados. Hoje são conhecidos casos polémicos como o de Carrie Buck e da sua filha ilegítima, consideradas "pouco inteligentes", que levou à sua esterilização por ordem do Supremo Tribunal de Justiça da Virginia em 1927 como forma de protecção para a sociedade contra o seu comportamento promíscuo. Mais tarde veio-se a descobrir que a filha de Carrie, que tinha boas notas na escola, tinha sido fruto de uma violação.

Foi também no Estado da Virginia que cerca de 8000 crianças da "Colónia Lynchburg para epilépticos e atrasados" foram esterilizadas. E foi o movimento eugénico dos EUA que serviu de modelo a diversos países europeus, dos quais, possivelmente os mais retardatários, ao contrário do que geralmente se quer fazer crer, até foram os alemães do periodo nacional socialista.

Alguns Factos Científicos: - Em 1912 um investigador destas coisas da hereditariedade humana Henry Herbert Goddard, seguiu a descendência de um filho de uma prostituta mentalmente retardada e encontrou 480 descendentes. Destes, 143 eram atrasados mentais, 33 eram filhos ilegítimos (entenda-se “ilegítimos” perante os padrões da época - hoje essa definição seria politicamente incorrecta e até reaccionária...), e 33 eram tarados sexuais. Para este investigador estava provada a hereditariedade da debilidade mental.

Esta é uma questão socialmente importante e que gostaria de aprofundar algo mais. Fá-lo ei oportunamente.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial