Balada para D.Quixote

Um olhar de viajante na última carruagem do último combóio de uma Memória intemporal.

A minha foto
Nome:
Localização: Covilhã, Portugal

A generalidade daquilo que você (e eu) julgamos saber, pode estar errado, porque, em regra, assenta em «informação» com falta de rigor e imparcialidade, vinda de quem interessa formatar a nossa mente. Pense você mesmo! Eu faço-o!

9.9.06

Turbo capitalismo

Dois redactores do semanário Der Spiegel lançaram um livro em que afirmavam que, nos países industrializados, devido à actual tendência massiva para a substituição da mão-de-obra humana por equipamentos de tecnologia avançada, se caminha irremediavelmente para sociedades ditas dos 20 %.

Assim, dentro em pouco, APENAS 20% da população terá um bom nível de vida e empregos bem pagos, enquanto a grande maioria terá que se contentar com trabalhos mal pagos, fortuitos e inseguros, ou simplesmente sobreviverá da assistência social, - porque esses 20 % conseguirão sozinhos manter tudo a funcionar aumentando sempre e sempre a produção, a produtividade e o lucro. E' o turbo capitalismo e o consequente salve-se quem puder...

Mas subsiste uma questão: Quem então, terá os recursos económicos para absorver as superproduções do turbo capitalismo e satisfazer, consumindo, as suas necessidades de expansão permanente para maximizar o lucro?

Os próprios equipamentos robotizados que estão a substituir as pessoas?. Impossivel!
Apenas os 20 % de trabalhadores bem pagos?. Não chega!..
Os que sobrevivem da Assistência Social ou de emprego precário?. Duvida-se !...

Então? ... Estará o capitalismo a cair finalmente na sua prevista contradição histórica, dando razão a Karl Marx

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial