Balada para D.Quixote

Um olhar de viajante na última carruagem do último combóio de uma Memória intemporal.

A minha foto
Nome:
Localização: Covilhã, Portugal

A generalidade daquilo que você (e eu) julgamos saber, pode estar errado, porque, em regra, assenta em «informação» com falta de rigor e imparcialidade, vinda de quem interessa formatar a nossa mente. Pense você mesmo! Eu faço-o!

30.9.06

Lendo o Daily Mail ... em 1937

Neste influente jornal, poder-se ia então ler uma crónica de que se trancreve o seguinte excerto:

"O governo de Hitler promete ser o mais duradouro de quantos tenha visto a Alemanha e a própria Europa. Nele nada existe de instável como ocorre no governo dos países de regime parlamentar, onde um partido intriga contra o outro e onde o Primeiro-ministro não representa senão uma parte da nação dividida.

Hitler provou não ser um demagogo, mas um estadista e um verdadeiro reformador. A Europa não deverá esquecer que graças a ele foi rechaçado de uma vez por todas o comunismo, que com as suas hordas sangrentas, ameaçava em 1932 avassalar todo o Continente.

Que os críticos digam o que queiram, mas não poderão negar que o governo nacional-socialista levou à pratica muitas das ideias de Platão e que o anima uma paixão altruísta ao serviço de ideais elevados: a grandeza da pátria, o estabelecimento da justiça social e uma lealdade imutável no cumprimento do dever, para lá do enorme progresso material que a Alemanha conseguiu nos últimos anos. O número de desocupados que em 1933 chegava a 6.014.000 ficou reduzido a 2.604.000"

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial