Balada para D.Quixote

Um olhar de viajante na última carruagem do último combóio de uma Memória intemporal.

A minha foto
Nome:
Localização: Covilhã, Portugal

A generalidade daquilo que você (e eu) julgamos saber, pode estar errado, porque, em regra, assenta em «informação» com falta de rigor e imparcialidade, vinda de quem interessa formatar a nossa mente. Pense você mesmo! Eu faço-o!

5.11.10

Por Favor Não Me Torçam o Pescoço!


Tentem ler o título de livros que estejam armazenados verticalmente numa qualquer estante de livraria ou biblioteca, através da sua lombada. 

Logo, logo, constatarão que são obrigados a fazer constantemente desconfortáveis flexões com a cabeça ora para um lado ora para outro, para colocarem o olhar em posição que possibilite a leitura do título da esquerda para a direita como é convencional na nossa escrita . Isto por uma razão apenas. O referido título impresso na  lombada, poderá ser legível no sentido da base para o topo do livro, ou precisamente ao contrário, no sentido topo-base. Isto porquê? Porque parece ficar ao inteiro arbítrio do editor a escolha desse importante pormenor.

Ou seja, numerosos organismos internacionais, entre os quais a nossa União Europeia, esforçam-se por conseguir padrões de normalização e certificação das mais diversas coisas – do tamanho dos preservativos às normas contabilísticas ou à soldadura de metais – produzem dezenas e dezenas de directivas sobre livros e publicações … mas parece que até ao momento a ninguém ocorreu “normalizar” este pequeno aspecto na edição de livros. Então aqui fica uma sugestão para um dos parlamentares europeus que queira mostrar serviço, propor naquele organismo super-regulador, algo extremamente útil para quem consulta livros.  Valeu, snr/a Deputada?!...

Etiquetas: , ,